Notícias do meu Mundo!!!

domingo, dezembro 10, 2006

Rock de Moreira de Cónegos conquista top canadiano!

Chama-se "The Symph Onyx" e pratica uma sonoridade que se poderá classificar como rock erudito. Um género musical resultante da simbiose das guitarras eléctricas e bateria com a orquestração e o som dos violinos. O grupo radica em Moreira de Cónegos, Guimarães, mas já faz sucesso no Canadá, onde, presentemente, lidera o Top 50 da Rádio Quebec, com o single "Winterfall". É, neste momento, a única banda portuguesa inserida num top radiofónico internacional.

Há dez anos que o grupo foi formado, constituído por seis músicos - todos com formação superior musical -, a que se juntaram, posteriormente, mais um quarteto de cordas, dois actores e dois figurantes.

O seu trabalho musical passou, até agora, algo discreto no panorama nacional, cuja face mais visível resumiu-se à presença em dois programas televisivos "Praça da Alegria" (RTP) e "Vibrações" (SIC).

Já com três discos lançados no mercado nacional "Psicofantasia", "Utopia" e "Opus 1" -, foram agora surpreendidos pelo seu single "Winterfall", retirado deste último álbum, reunir a preferência da maioria dos ouvintes da rádio, que, por sinal, é visitada, no seu site (www.radioquebec.biz), por mais de dois milhões de pessoas por ano.

"Para nós, este acontecimento foi uma alegre surpresa e demonstrativo da qualidade do trabalho que temos produzido. Pena é, ainda, não sermos alvo do reconhecimento em Portugal", disse Martinho Torres, guitarrista do "The SymphOnyx", manifestando optimista em novos horizontes para o grupo minhoto.

Ligados à Sinfonia Associação Musical, Cultural e Artística de Moreira de Cónegos, a banda aguarda, dentro de dois meses, a distribuição do single no mercado canadiano, decorrendo, de momento, negociações contratuais com uma promotora discográfico.

O próximo passo, segundo Martinho Torres, centra-se na actuação, ao vivo, em dois concertos no Canadá, um no Quebeque, e outro em Montreal, espectáculos já anunciados na rádio mas ainda sem calendarização acertada.

"Aguardamos, de momento, as propostas que estão a ser estudadas por uma empresa", rematou.

Tradução