Embaixador de Portugal reitera recomendação de emigração legal para o Canadá
O embaixador de Portugal no Canadá reiterou hoje as recomendações para que os portugueses que pretendam emigrar o façam pela via legal, considerando que esta "é uma questão que se mantém actual".
O embaixador de Portugal no Canadá reiterou hoje as recomendações para que os portugueses que pretendam emigrar o façam pela via legal, considerando que esta "é uma questão que se mantém actual".
João Pedro da Silveira Carvalho referiu à Lusa que a deportação de cidadãos portugueses foi "o acontecimento que mais marcou a comunidade portuguesa no Canadá em 2006" e é "um problema que irá continuar em 2007".
O diplomata português fez aquelas recomendações na sua mensagem de Natal dirigida à comunidade portuguesa radicada no Canadá.
"Volto a aconselhar todos os que pretendam viver e trabalhar neste grande país que o façam através do sistema legalmente estabelecido, a fim de não sofrerem as consequências legais e fazerem as suas famílias passar por momentos difíceis", referiu o embaixador naquela mensagem, após relembrar a vaga de deportações ocorrida em 2006.
De acordo com informações recolhidas pela Lusa junto de fontes da comunidade portuguesa de Toronto, as expulsões de cidadãos portugueses que estavam em situação ilegal no Canadá têm continuado ao longo dos últimos meses, mas as autoridades têm-se negado a dar dados.
Por outro lado, o embaixador manifestou à Lusa regozijo pelo "crescente empenho político de portugueses no Canadá", citando a recente participação de delegados de origem lusa na convenção do Partido Liberal, realizada no início de Dezembro em Montréal, e que conduziu à eleição do novo líder da oposição, Stéphane Dion.
"Uma maior participação cívica e política [dos luso- canadianos] é uma forma de dar maior visibilidade a Portugal no Canadá", salientou.
Numa alusão à recente visita ao Canadá do presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, o embaixador português expressou um voto de que em 2007 "outros Representantes do Estado Português possam vir ao Canadá para tomar contacto com a realidade da Comunidade Luso-Canadiana e conhecer Províncias.
"[Nessas Províncias] também temos cidadãos portugueses, mas porque são menos numerosos, são menos visitados pelas Autoridades Portuguesas", referiu.
O chefe do Executivo açoriano, Carlos César, deslocou- se no início deste mês a Toronto (e à Província do Ontário, no Canadá) para uma visita de dois dias, sendo o convidado de honra num jantar de angariação de fundos da Casa dos Açores do Ontário, entre outras iniciativas.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home