Notícias do meu Mundo!!!

quarta-feira, julho 18, 2007

Como Superar o Ressentimento



1 - Tire um momento de reflexão. Na próxima vez em que se sentir consumido pelo ressentimento, procure obter bastante objetividade para tomar consciência das seguintes verdades:


  • Quando você fica ressentido com uma pessoa, ela normalmente não tem consciência do fato. Sendo assim, enquanto você fica sofrendo, ela segue sua vida, sem ser afetada em nada.

  • Uma das piores consequências do ressentimento é a infinita repetição de atos de vigança.

  • Quando você está ressentido com alguém, esta pessoa mora em sua cabeça sem pagar aluguel. Pense nisso: seu ressentimento permite que outra pessoa tome conta, literalmente, de seus pensamentos!

2 - Faça uma lista dos seus ressentimentos. Para tomar consciência da extensão de seus ressentimentos, escreva uma " listade ressentimentos". incluindo nela todas as pessoas e instituições que procederam mal com você ao longo dos anos. É provável que você fiqueespantado com a grande quantidade de ressentimento e também com a infantilidade, inutilidade e absurdo que há em muitos deles. Ao fazer a revisão da lista, procure olhar além dos erros que foram cometidos contra você e pergunte a si mesmo: " Será que a culpa foi parcialmente minha? Será que meu comportamento contribuiu, de alguma forma, para o incidente ou mal-entendido? " Se você colocar seus ressentimentos para fora e olhar para eles de forma objetiva e sincera, muitos deles simplesmente desaparecerão.


3 - Olhe para dentro de si mesmo. Quando ficar obcecado pela idéia de como você foi magoado por alguém, tente fazer uma pausa e pense no seguinte: as pessoas e as atitudes das quais nos ressentimos mais fortemente são aquelas que nos lembram de nossa própria postura prejudicial passada. Em outras palavras: temos a tendência a nos ressentirmos com tudo aquilo de que não gostamos em nós mesmos.


4 - Volte-se para Deus em busca de ajuda. Se ainda está relutando em abandonar seus ressentimentos, apesar de tudo que sabe sobre seu efeito prejudicial, saiba que a prece pode libertá-lo.

  • Peça a Deus em suas preces, boa vontade para livrar-se finalmente de seus ressentimentos.

  • Por mais difícil que isto possa parecer, reze pela pessoa da qual se ressente. Reze para que ela obtenha saúde, prosperidade e felicidade.

Lembrete:

  • Ressentimentos provocam estresse constante e doença fisica.

  • Ressentimentos o mantém em constante risco emocional.

  • Ressentimentos levam a obsessão e reacendem velhos conceitos e comportamentos.

  • Ressentimentos o prendem ao passado.

Fonte: Tranquilidade- Caminhos para paz interior- J.B.W.




Tradução