Notícias do meu Mundo!!!

sexta-feira, abril 13, 2007

A Sexta-feira 13 - Sorte ou Azar?


"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial. O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.


O número 13

Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.

Como se vê, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte.

O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

As lendas

Além da justificativa cristã, existem 2 outras lendas que explicam a superstição. Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.
A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Na verdade, você que escolhe a sua sexta-feira 13. Se ela ira ser de sorte ou de azar. Qual que você quer?
Bonne Nuit ; )

quinta-feira, abril 12, 2007

Romário terá que esperar, mais 1 mês!!! Hahahahaha!!!! Que otário!!!



Sou flamenguista, não gosto de ver nenhum outro jogo se não for do Flamengo. Mas ontem eu tive que ver Vasco e Botafogo e confesso que amei! Não gosto nem um pouco desse otário do Romário. Não acho que ele joga bem, pra mim jogador tem que pegar a bola e correr com vontade. Ele fica na frente no gol esperando alguém dar a bola pra ele chutar. Fala sério! Ontem a partida foi uma semifinal. Confesso que foram 90 minutos emocionantes com direito a oito gols. Terminou com empate de 4 X 4 e teve que ir para os pênaltis. O Botafogo ganhou e com isso o chato do Romário só deve ter uma nova chance daqui a um mês, no Campeonato Brasileiro; ele foi eliminado do Estadual e da Copa do Brasil!!!

Viva o meu Mengão!!!! : )

quarta-feira, abril 11, 2007

Parabéns, Portela! Hoje é o seu dia!!!!

Hoje é aniversário da Portela! A escola de Samba de Madureira completa 84 aninhos, ela foi fundada no dia 11/04/1923!!! Maior vencedora de títulos da história , 21 vezes Campeã do Carnaval!!! Viva a minha Portela!!!
Mas infelizmente a Portela não ganha um carnaval sozinho desde 1970, nem era nascida : (
Em 80, foi campeã com Imperatriz e Beija-Flor e, em 84, ganhou o desfile de domingo. Tem 23 anos que a Portela não ganha. Mas acredito que no ano que vem ela ganhe, afinal esse é o meu sonho e a minha esperança!!! : )




Portela Na Avenida
Portela eu nunca vi coisa mais bela
Quando ela pisa a passarela
E vai entrando na avenida
Parece a amravilha de aquarela que
surgiu
O manto azul da padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida que vai se
arrastando
E o povo na rua cantando
é feito uma reza, um ritual
é a procissão do samba abençoado
A festa do divino carnaval
Portela é a deusa do samba, o
passado revela
E tem a velha guarda como sentinela
E é por isso que eu ouço essa voz
que me chama
Portela sobre a tua bandeira, esse divino manto
Tua águia altaneira é o espírito santo
No templo do samba
As pastoras e os pastores
Vêm chegando da cidade, da favela
Para defender as suas cores
Como fiéis nas santa missa da capela
Salve o samba, salve a santa, salve
ela
Salve o manto azul e branco da
portela
Desfilando triunfal sobre o altar o
altar do carnaval

segunda-feira, abril 09, 2007

Palestra Imigração Quebec no Rio de Janeiro

Hoje eu estou feliz! Parece bobeira o que eu irei escrever, mas não é não. Pra mim não é! :)
Recebi o e-mail hoje do QC Bresil e o título falava: Palestras Imigração Quebec. Que no Rio de Janeiro as palestras acontecem nos dias 02,03 e 04 de maio. Fui correndo no site para me inscrever. Lógico que eu escolhi o dia 02 não sou boba!!! Agora tem que ficar esperando até chegar o dia 02 para poder contar sobre a palestra para vocês. No e-mail também veio um anexo sobre Quebec. Irei colocar aqui, olha ele ai! :)

Quebec, Terra de Oportunidades
Situada na região nordeste da América do Norte, a Província de Quebec, parte francesa do Canadá, possui 7,5 milhões de habitantes. A província é famosa por sua qualidade de vida e por oferecer inúmeras vantagens aos imigrantes, em particular: oportunidades de emprego na sua área de formação, alta renda per capita, uma sociedade segura, programa de saúde gratuito e um sistema de educação moderno. Quebec é um local privilegiado para viver.
Através de um processo ágil e transparente, é possível imigrar para Quebec com um Visto de Residência Permanente que permite morar e trabalhar legalmente no país sendo que, após três anos de residência no Canadá, é possível solicitar a cidadania canadense.
O perfil buscado é brasileiro jovem (idealmente até 35 anos), com diploma (técnico, tecnólogo ou universitário), experiência profissional, conhecimento de inglês e disposto a aprender francês.
Quebec tem uma política de incentivo à imigração que visa suprir o carente mercado interno de mão-de-obra e assim garantir seu crescimento econômico. Entre 2005 e 2009, mais de 250 mil novos postos de trabalho serão abertos, dos quais 70 mil em Montreal. Quebec tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Canadá e uma economia diversificada, destacando-se os setores de T.I., telecomunicações, biotecnologia, meio ambiente, serviços e recursos naturais.
A província busca imigrantes brasileiros que estejam interessados em crescer com o Quebec. Hoje, Quebec conta com cerca de 2.5 mil brasileiros, principalmente na região da Grande Montreal.
O Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Quebec realiza palestras sobre seu programa de imigração para trabalhadores qualificados (técnicos ou universitários) e convida os brasileiros a participarem das mesmas.
Essas palestras representam uma boa oportunidade para conhecer mais a respeito do Quebec e de seu programa de imigração para trabalhadores qualificados. Para inscrever-se ou obter mais informações, acesse o site Internet www.imigracao-quebec.ca
Não estamos oferecendo emprego. Os profissionais que imigram para Quebec têm a responsabilidade de encontrar seu próprio trabalho e para tanto, contam com o apoio do Governo de Quebec.
Au revoir!!! : )

domingo, abril 08, 2007

Muito tempo - Eu sei!

Eu sei, admito que eu estou bastante tempo sem escrever. Desculpa para todos! Mas voltei no dia especial no dia da Páscoa! Bom, não tenho muitas novidades. A única que eu tenho é que a gente começou o curso de francês! Isso mesmo francês!!! Minha professora veio da França. Ela é muito simpática e veio fazer o mestrado dela aqui e às vezes ela aprende algumas coisas de português com a gente!!! Nossa turma só tem cinco pessoas e todas estão com o mesmo interesse. Depois eu coloco foto da turma e claro da nossa professora!
Um Pouco da História da Páscoa

A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" - do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" - significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera.
Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar à Idade Média e lembrar que os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Easter, em inglês, derivada de Eostre, deusa anglo-saxã do amanhecer. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres. Os antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.
Em hebraico, temos a "Pessach", a chamada "Páscoa Judaica", que se originou quando os hebreus, há cerca de 3 mil anos, celebraram o êxodo e libertação do seu povo, após 400 anos de cativeiro no Egito, pela mão de Moisés. Comemoravam assim a passagem da escravidão para a libertação: saíram do solo egípcio, ficaram 40 anos no deserto até chegar à região da Palestina, terra prometida, atualmente chamada de Israel.
A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa. Os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e sua elevação ao céu. As imagens deste momento são a morte de Jesus na cruz e a sua aparição. A celebração sempre começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Páscoa: é a chamada semana santa. A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicea, em 325 d.C, como sendo "o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal".

FELIZ PÁSCOA !!!

Tradução